A história das revistas científicas começa por volta de 1665, quando o francês Journal des Savants e o inglês Philosophical Transactions of the Royal Society começaram a publicar sistematicamente resultados de pesquisas científicas. Mais de mil publicações, a maioria de existência efêmera, foram fundadas no século XVIII, e o número aumentou rapidamente depois disso.
No campo das publicações acadêmicas, uma revista científica é uma publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria das revistas são altamente especializadas, embora algumas das publicações mais antigas tais como Nature publiquem artigos e dissertações científicas abrangendo uma vasta gama de campos científicos, é muito comum e satisfatório optar por este último caminho fundamentalmente em meios pouco familiarizados com publicações científicas e periódicos.
Evidentemente, as revistas científicas contém artigos que foram submetidos a revisão por pares, numa tentativa de assegurar que estes, vão ao encontro dos padrões de qualidade e validade científica da publicação.
A publicação dos resultados de pesquisas é parte essencial do método científico; eles geralmente devem suprir detalhes suficientes sobre um experimento, para que um pesquisador independente possa repetir o processo e verificar os resultados, cada artigo da revista torna-se parte de um registo científico permanente.
Em Angola apesar de uma forma tímida nos últimos anos vão surgindo alguns periódicos científicos embora em número reduzido. Atê ao ano de 2020 contavamos com pouco menos de 16 revistas científicas, deste modo, para facilitar os pesquisadores e público em geral surge a ideia da criação do presente espaço com vista a concentrar as revistas científicas de todo o território angolano.
Desfrute da página.
Por: Hermenegildo Osvaldo Chitumba